Esse mês um dos sócios da Scipopulis participou da IT-TRANS Internacional Conference and Exhibition, em Karlsruhe, na Alemanha. Escrevemos um primeiro post sobre essa visita e agora vamos dar continuidade compartilhando algumas soluções tecnológicas que o Marcio viu na feira do evento. Segue o relato:

“A Exhibition (feira de tecnologia) no IT-Trans trouxe novidades de 258 empresas em 2018, representando um crescimento de aproximadamente 25% em relação ao evento de 2016. Nesta feira as empresas mostram seus avanços e produtos em tecnologias de monitoramento, bilhetagem, informações ao passageiro, entre outras áreas, ocupando uma área de 12.000 metros quadrados do centro de convenções de Messe, em Karlsruhe.

Exhibition_IT-Trans
A Feira

Algumas tecnologias de informação ao passageiro (Real-time passenger information – RTPI) chamaram atenção, como por exemplo os pontos de ônibus multi-função (ou Smart Bus Stops). Estes pontos de ônibus agregam serviços de vendas de bilhetes além de vendas de outros produtos (alimentação por exemplo). Agregam também armários (smart lockers) que podem ser utilizados para entregas planejadas (a exemplo dos armários de entregas da Amazon existentes nos Estados Unidos). Finalmente possuem também informações aos passageiros, como linhas de ônibus e horários de chegada.

smart_bus_stop (1)
Ponto de ônibus inteligente
Outra opção mais simples são os pontos de ônibus com informações de linhas e horários de passagem através de telas de LCD – a tecnologia utilizada na maioria dos relógios digitais de pulso. Estes pontos de ônibus são autônomos (não precisam de ligação de energia nem de rede) e podem operar com bateria tendo uma autonomia de até 2 anos, facilitando sua instalação. E as informações apresentadas são atualizadas em tempo real, fornecendo aos passageiros previsão de chegada e linhas de ônibus disponíveis.
LCD_bus_stop (1)
Ponto de ônibus com informação de linhas
Podemos argumentar que atualmente essa mesma informação pode ser consumida pelo passageiro através de aplicativos de smartphone. Entretanto, acredito que essa tecnologia ainda seja útil neste período de transição onde a abrangência de smartphones ainda não tenha atingido 100%. Além disso, essa informação, em alguns pontos de ônibus estratégicos, é útil para turistas e passageiros de primeira viagem. “

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s