Semana passada, de 18 a 25 de setembro, vivemos a Semana da Mobilidade 2017. E foi uma semana agitada por aqui, participamos de várias programações pela cidade. Mas o mais importante é que a semana da mobilidade para nós são todas as semanas do ano.

E não é só porque a gente trabalha com mobilidade, mas porque todos nós vivemos a mobilidade ativa. De toda a equipe da Scipopulis apenas uma pessoa não vem trabalhar de bicicleta ou transporte público.

Mais do que fugir do trânsito, nós acreditamos que estamos ajudando toda a cidade em várias perspectivas, inclusive econômica. Uma pesquisa feita pela FGV contabilizou que são perdidos 60 bilhões de reais todos os anos com congestionamentos diários.

E por várias vezes já estivemos diante da discussão sobre a segregação das ruas e quanto espaço é destinado para os carros e para os outros modais. E nem vamos entrar na discussão das ciclovias, mas dos próprios pedestres: 31% das viagens em São Paulo são feitas a pé, e 34% combinam transporte público com trajeto de caminhada.

Uma outra pesquisa feita pela FGV mostrou que 40% das viagens de carro em São Paulo são feitas para percorrer 2,5km, o que daria para ser feito em 40 min a pé ou em 15 minutos de bicicleta. Já imaginou 40% a menos de carro nas ruas?

De dentro do carro a gente vê tudo de um jeito diferente. Tudo é mais impessoal, distante e menos solidário. Diferente de quando estamos a pé ou de ônibus, dividindo espaço público com outras pessoas.

Nós estamos ansiosos para ver e construir uma nova relação com a cidade. Onde toda a infraestrutura de pedestre, bikes e transporte público desencoraje tirar o carro da garagem. O que comprovadamente faz bem para o comércio, pra saúde pública, pro meio ambiente, e pra criarmos laços positivos com a cidade, que sempre fica mais feia pelas janelas de um automóvel.

 

p.s: A imagem que ilustra esse post é do desenho Motor Mania, lançado pelos Estúdios Disney em 1950, que mostra o pacato Senhor Walker (pedestre) se transformando no raivoso Senhor Wheeler (motorista) assim que entra no carro. Recomendamos fortemente que todos assistam aqui.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s