Uma das coisas mais legais que vimos na viagem foi a imensidão de bicicletas espalhadas por Beijing.

Já era comum na cidade usar bicicleta pra se deslocar, mas foi em 2016 que houve um boom de bicicletas compartilhadas, iniciada pela Mobike e Ofo.

Essas bicicletas são de um sistema sem estações (dockless) e portanto você pode deixá-las realmente em qualquer lugar.

Há por volta de 1,5 milhão de bikes compartilhadas em toda Beijing. E elas estão por toda parte, facilmente servindo para o first mile e o last mile dos deslocamentos urbanos.

Nós usamos bastante o sistema da Ofo,  que é o único que estrangeiros podem usar porque oferece pagamento com cartão de crédito. As outras solicitam pagamento com WeChat ou Alipay, que necessitam de um conta bancária chinesa (vamos fazer um outro post sobre formas de pagamento na China).

As travas da bike são interessantes, porque são parecidas com uma garra que prende a roda, impossibilitando de pedalar. Mas elas não ficam amarradas em alguma estrutura da rua. Ou seja, em tese seria simples de roubar, se você carregasse ou jogasse num caminhão. O que na realidade acontece muito pouco, pois não há vantagem em roubar bicicletas desse tipo visto que as peças são adaptadas e ninguém compraria bicicletas considerando que em qualquer lugar na rua dá pra pegar uma.

Esse tipo de trava já existia na China e você pode comprar facilmente uma com chave. Mas as compartilhadas criaram  um hardware que pudesse ser destravado por senha, bluetooth ou sms. Veja o vídeo no link: http://bit.ly/2gL4DQu

varias_bikes

Nós fizemos uma caça e encontramos 15 marcas diferentes de bicicletas compartilhadas, sendo uma delas elétrica, outra tandem, e outra que reaproveitava bicicletas velhas e apenas colocava o lock e painel solar.

Apesar de ser outra cultura, esse modelo é bem interessante e poderia muito bem ser implantado no Brasil. Vamos torcer.

Eva.

3 comentários em “Bicicletas compartilhadas na China

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s