No segundo dia de palestras e seminários tivemos a senadora Kátia Abreu falando sobre o projeto Matopiba e o potencial agropecuário na região do Maranhão à Bahia.

Tivemos uma palestra muito interessante sobre o mundo pós-ocidental com os estudiosos Marcos Troyjo, Adriana Abdenur e Luis Augusto Neves, discutindo as novas rotas comerciais do mundo e o quanto a Ásia está envolvida. A expectativa é que a China seja em breve uma das duas potências mundiais do mundo, e o Brasil precisa saber se posicionar nesse novo jogo político.

No fim do dia houve também um debate com os professores Cui Zhiyuan, Daniel Vargas e o ex-governador Ciro Gomes sobre os aspectos políticos da sociedade brasileira e como adaptar no Brasil, o modelo experimentalista da China para gerar desenvolvimento e inovação. Vargas destacou que era preciso mudar o modelo universitário para aproximar a universidade do empreendedorismo. Que é preciso incentivar a tentativa e o erro para que a inovação aconteça, e não punir pequenas empresas que tentaram e não acertaram.

O evento se encerrou no dia 2 de setembro e gostaríamos de deixar registrado o nosso muito obrigado à organização da Brasa Ásia e do LabFGV por um excelente evento que trouxe muitas pessoas importantes da academia, mercado e governo para discutir políticas públicas, e ajudou Brasil e China a estreitarem sua relação diplomática.

A viagem à China continua! Nos próximos dias traremos mais informações sobre os transportes públicos em Pequim.

Até mais.

A parte 1 desse conteúdo você pode ver aqui.

Eva

Um comentário em “Brasil+China Challenge (parte 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s