No segundo dia da aventura Scipopulis na China, nós tivemos a oportunidade de compartilhar projetos com a galera de Public Policy da 99taxis, que nos proporcionou essa viagem (foto com Ana, Miguel e Caio na Cidade Proibida).

Mas depois de finalmente conseguir um cartão SIM com o número local pudemos testar o famoso sistema dockless de bicicletas da Ofo.

A Ofo é a líder do mercado em Beijing e traz um modelo de negócio lucrativo por mais que não seja óbvio.

Há bicicletas da Ofo em literalmente todas as esquinas da cidade e elas nem precisam de GPS porque não há necessidade de serem procuradas, elas estão ao alcance da vista em qualquer lugar.

Para utilizar você se cadastra num aplicativo e faz um depósito reembolsável de 160 RMB. A partir daí é só escanear o qr-code da bicicleta que deseja e o serviço enviará uma senha ou um comando automático de liberação da trava, dependendo do modelo da bicicleta. No final da corrida é só fechar a trava e seguir viagem.

Apesar da inúmeras críticas a esse sistema, como facilidade de roubo e fraudes, o sistema continua funcionando e gerando lucro, porque a empresa se mantém como um banco: os depósitos dos clientes ficam rendendo dinheiro, mesmo que depois um ou outro pegue o reembolso.

O mais impressionante, entretanto, é como as bicicletas compartilhadas já compõem parte do cotidiano e cultura dos moradores de Pequim. Nos próximos posts nós detalharemos melhor isso.

Até amanhã.

Eva

IMG_0338-31-08-17-01-56

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s